Recuperar o Boot no Magalhães 2

Recuperar o arranque ( Boot ) do Magalhães 2 – Windows 7 e Linux

Olá a todos os pais ou mães de crianças que possuam o magalhães 2 com sistemas operativos Windows 7 e Linux. Resolvi publicar este artigo porque hoje mesmo, tive que restaurar ou recuperar, como queiram, o Boot do windows, no Magalhães 2.

De um momento para outro, nem faço ideia porquê, o Magalhães deixou de iniciar no Windows 7 e apenas iniciava no Linux. Os seguintes procedimentos servem para restaurar ou recuperar o arranque tanto do sistema operativo Windows 7, como também para o Linux.

Se passarem por este problema e o vosso Magalhães for o Magalhães 2 com Windows 7, sigam os seguintes passos e esqueçam os Pendrives de arranque e discos externos USB mencionados em posts pela NET e que estão completamente desactualizados.

Recuperar o Boot no Magalhães 2
Recuperar o Boot no Magalhães 2

Passos para recuperar o arranque ( Boot ) do Magalhães 2:

  1. Ligar o Magalhães 2 e esperar até aparecer a página da escolha do sistema operativo de arranque
  2. Clicar na tecla “Esc”, seguido de “f1″( irá aparecer um pequeno ecran negro do lado superior esquerdo)
  3. Voltar a premir a tecla “f1”
  4. Vai então aparecer uma página oculta onde devem clicar em restaurar o sistema
  5. Depois escolham o sistema que querem reparar ( Windows 7 ou Linux ) e sigam as instruções seguintes. Serão cerca de 20 minutos até finalizar. Fiquem atentos pois deverão carregar 2 ou três vezes numa tecla qualquer para continuar o processo.
  6. O windows é inicializado e deverão configurar as opções básicas tais como o nome de utilizador, password de acesso, fuso horário, etc etc
  7. Aguardam que o Windows arranque em definitivo e depois peça para ser Reiniciado. Reiniciem o computador e já está OK.

Espero poder ajudar muitos a resolver o problema pelo qual passei esta noite.

Se gostaram, comentem. 🙂

62 comments

  1. ola… eu nao consigo fazer arrancar o mg2 de minha filha, ja fiz como aqui diz a continua na mesma.. na mesma entende-se apitar imenso ate chegar à seleccçao de arranque e dp nao arranca nem linux nem windows, o seu tambem apitava?
    obrigada 

  2. Bom Dia. Tenho um pequeno problema neste processo. Depois de escolher o sistema que quero reparar, aparece um ecrã onde se tem de escolher o utilizador. Só que apenas aparece um disponível “Outro Utilizador”. Após escolher este utilizador, obriga a colocar “Nome de Utilizador” e “Palavra-Passe”. Coloque o que colocar nestas opções, o resultado é sempre o mesmo “O Domínio especificado ou não existe ou não pôde ser contactado”.
    Alguém sabe com ultrapassar este problema?
    Muito Obragado

  3. Boa Tarde, após seguir os passos aqui mencionados, e na tentativa de recuperar a caixa magica 14, acontece que o sistema me pede uma chave. Já coloquei todas as que tenho encontrado em diversos foruns, mas o sistema não aceita. Alguem sabe qual a chave correcta? Obrigado.

  4. ola preciso recuperar o sistema pois o mag2 nao arranca o problema é q esqueci a palavra passe de utilizador oq eu faço?

  5. Muito bom. mas atenção que é necessário fazer backup dos ficheiros que estejam no pc. o disco é formatado.

  6. portanto os colegas ali em cima Jose M. Oliveira e o Miguel.. têm razão..
    Estou com o mesmo problema que eles para repor o windows 7…
    E SIM já segui mais que bem os passos acima exigidos 🙂

  7. Ao tentar restaurar o windows 7 do magalhaes tambem me acontece o mesmo.

    Pede password e nome de utilizador.

    Existe solução?

  8. Bom dia, li o seu post que encontrei por motor de busca, mas tenho um problema diferente, não sei se me pode ajudar.

    Já fiz várias pesquisas no google mas ainda não consegui resolver o problema.

    quando ligo o MG2 aparece a mensagem:

    GRUB loading, please wait…
    Error 17

    Não consegui que o mag arrancasse com os downloads que fiz para pen.

    Se me puder ajudar,
    Obrigada

  9. Este post esta excelente 5* resolvi logo a 1º o problema de arranque do boot, Esta de parabens.

  10. Bom dia,

    Estou com o mesmo problema já referido.

    quando ligo o MG2 aparece a mensagem:

    GRUB loading, please wait…
    Error 17

    Gostaria de ajuda para saber o que fazer nesta situação para recuperar o sistema.

    Dá para recuperar sem formatar?

    Obrigado

  11. Ola
    A dica foi muito boa, so tenho uma duvida, o magalhaes traz o Windows 7 home ou profissional, pois que o do meu filho tem o windows profissional, sera que esta correcto?, ou tera sido ele que armado em eng, tentou instalar, e agora nao consegue arrancar.
    Cumprimentos

  12. boa tarde:
    tenho o mag 2 do meu fillho e no arranque dá Grub loading please wait e logo de seguida da erro 15 e naõ passa dai. o que devo fazer?

  13. A chave padrão de todos os sistemas operativos é “escolinha2010” sem as aspas! Espero que tenha ajudado

  14. Espectáculo! Dava-lhe um abraço de agradecimento por estas dicas infalíveis!

    Mto bom e mto obrigado pela partilha!

  15. fiz tudo.mas uando clico em restaurar aparece uma mensagen dizendo em erro e desseguida clicar numa tecla.eu clico e volta ao mesmo sitio onde diz:arrancar windows 7…
    se alguem souber me ajude.

  16. Boa tarde,

    O magalhães da minha filha deixou de funcionar, não sei se o primo instalou alguma coisa lá que ele não dá nada…que posso fazer?

  17. Boa tarde,

    O magalhães 2 da minha filha deixou de funcionar, não sei se o primo instalou alguma coisa lá que ele não dá nada…que posso fazer?

  18. Depois de Algumas horas perdidas…encontrei o seu magnifico post e resolvi o problema facilmente…só me resta transmitir a minha gratidão pela partilha…um abraço

  19. Boa tarde
    Eu tenho aqui 1 magalhães em que o windows 7 não arranca fica bloqueado com ecra preto e rato depois de carregar o windows e antes de mostrar as contas e utilizador e quero fazer a recuperação. A questão é ao tentar fazer a recuperação acontece-me a mesma coisa e fica bloqueado. Receio precisar de cds de restauro ou algo do genero. Será que alguém me pode ajudar?
    Abraços 🙂

  20. Boa tarde,
    Encontrei agora esta ajuda que penso irá resolver o problema do Magalhães da minha filha, que quando liga no windows7 começa a fazer a recuperação do arranque mas depois diz que o sistema não o consegue fazer automaticamente e sai desligando-se.
    Como já li também aqui que é preciso fazer backup dos ficheiros, gostaria de saber como, uma vez que o disco tem bastantes coisas desde documentos a fotografias e como não se consegue aceder-lhe receio que se percam.
    Agradecia que me dissessem como fazer para recuperar o arranque do disco no windows7 sem perder a informação nele contida.
    Obrigada e bem hajam pela partilha preciosa desta informação.

  21. Ao tentar ligar o MG2 com Windows 7 aparece o ecrã, onde devo escolher o sistema operativo. A partir daí não consigo fazer nada e nenhuma das teclas funciona. O que devo fazer?

  22. Boas, eu tenho um problema num magalhaes 2, nao consigo formatar com drive externa nem com cd do linux de reposiçºao nem com windows xp, nem com o 7. no 7 nao aparecem as partiçoes no xp diz que o disco rigido nao e encontrado e no linuz da um erro numa tabela cheia de (failed). ja tentei meter o disco em outro pc e formatalo com xp, depois meter no magalhaes dis que o sistema operativo nao e encontrado alguem me pode ajudar?

  23. Bom dia,

    Estou com o mesmo problema já referido.

    quando ligo o MG2 aparece a mensagem:

    GRUB loading, please wait…
    Error 17

    Gostaria de ajuda para saber o que fazer nesta situação para recuperar o sistema.

    Obrigada desde já.

  24. FIZ MAS CHEGOU A ESTA INFORMAÇÃO E PAROU: O Diskpart marcou a partição actual como activa. O que faço

  25. Boas, depois do passo 4 aparece isto:

    Falta BOOTMGR
    Prima Ctrl+Alt+Del p/ reiniciar

    existe solução?

    Abraço.

  26. Algúem conseguiu resolver este problema?

    Miguel diz:
    Agosto 6, 2011 às 11:25 am

    Bom Dia. Tenho um pequeno problema neste processo. Depois de escolher o sistema que quero reparar, aparece um ecrã onde se tem de escolher o utilizador. Só que apenas aparece um disponível “Outro Utilizador”. Após escolher este utilizador, obriga a colocar “Nome de Utilizador” e “Palavra-Passe”. Coloque o que colocar nestas opções, o resultado é sempre o mesmo “O Domínio especificado ou não existe ou não pôde ser contactado”.
    Alguém sabe com ultrapassar este problema?
    Muito Obragado

  27. Mas o meu magalhães avariou uma vez, e o senhor que mo arranjou, entregou-mo depois, eu liguei e aquilo apareceu benvindo (windows) e entrou, e ficou sem o linux e essas coisas, como recuperar o linux, e fazer com que o meu magalhães volte à ordem de fabrico? Eu preciso dele para trabalhos e isso 🙁 Ajudem-me 🙁

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *