Atividades de Alfabetização Infantil Emoções

Atividades de Alfabetização Infantil são muito úteis e importantes para pais e professores ajudares as crianças a ler e escrever sem qualquer dificuldade.

Muitos pais ainda se questionam da necessidade da alfabetização infantil ou mesmo em que consiste ela ? Na Wikipédia tem uma pequena explicação que todos os pais deveriam ler e que passo aqui a transcrever:

A alfabetizaçãoconsiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

E como promover uma boa alfabetização ? Com atividades de Alfabetização Infantil criadas para esse fim! Neste post pode baixar cerca de 100 atividades de alfabetização infantil para as crianças, tendo como base as Emoções. Uma ferramenta imprescindível para pais e professores.

100 Atividades de Alfabetização Infantil sobre Emoções

Como pode reparar todas estas atividades de alfabetização são sobre emoções. E porque alfabetizar sobre emoções, pode perguntar você!

A educação está em busca de novas alternativas para aprimorar a construção do conhecimento. É imprescindível ressaltar a importância e a influência das emoções em nossas vidas. Por esse motivo, a alfabetização emocional é fundamental para um melhor desenvolvimento do ser humano.

Para elevar a importância das emoções, teóricos estudaram a evolução do cérebro com o propósito de identificar e fundamentar o papel da emoção na construção do conhecimento. A emoção não se expressa restritamente no ato de falar, é através da dinâmica corporal que se revela o emocionar de cada um.

É o fluir contínuo das emoções que modela o nosso cotidiano e todo o nosso viver, constituindo assim, o fundamento de tudo que realizamos. As emoções, os sentimentos, a linguagem e pensamentos estão todos interligados para coordenar o nosso corpo como um todo.

One comment

  1. Quero parabenizar por esta iniciativa e de compartilhar este material rico para atividades pedagógicas.
    estarei usando e citando a fonte para fortalecer este trabalho em prol da educação.
    Respeitosamente,
    Edna Maria

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *