Atividades de simetria para o ensino fundmental – 1º Ciclo

Reunimos algumas atividades de simetria destinadas ao ensino da Metemática no ensino fundamental, 1º ciclo em Portugal, que podem igualmente ser apresentadas a crianças em idade pré-escolar.

A Matemática faz parte do dia a dia, ainda que dum modo pouco evidente para a maioria dos jovens alunos. É o caso da Geometria e, dentro desta temática, da Simetria.

Na natureza e no mundo que os rodeia, os jovens podem observar inúmeros exemplos de figuras simétricas potenciando, nas aprendizagens escolares, a ligação entre o abstrato e o concreto, entre o ensino formal e o meio físico em que as crianças se movem.

Atividades de simetria para o ensino fundmental e pré-escolar

Investigações permitiram verificar que é possível explorar a simetria no Pré-Escolar, uma vez que as crianças reconhecem figuras com simetria, conseguem identificar eixos de simetria em figuras e são capazes de construir figuras simétricas.

Para tal, desenvolveram-se práticas que contribuíram para a compreensão e utilização da simetria, através de estratégias de ensino-aprendizagem exploratório da Matemática, entre as quais, o recurso a atividades semelhantes às apresentadas mais abaixo.

As atividades aqui disponibilizadas identificam esta preocupação nos documentos curriculares para o ensino básico e, tendo por referência o 2.º ano de escolaridade, procuram ajudar os professores no ensino da Simetria, quer no ensino fundamental, quer mesmo em idade pré-escolar.

Atividades de simetria para o ensino fundmental e pré-escolar (download)

  • Para baixar as atividades de simetria, clique nas imagens para aceder ao seu tamanho original e prosseguir se seguida com o download. Clique com o botão direito em cima da imagem, e escolha “Guardar como…” para a guardar no seu computador.

Atividades de simetria para o ensino fundmental e pré-escolar, são algumas de muitas atividades escolares que pode encontrar no New Social.

Pode pesquisar por muito mais atividades diversas no topo superior direito do site. Se procura por algo que não encontra, não hesite em deixar uma proposta na nossa página de contatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *