Atividades Pedagógicas para crianças com Autismo

Atividades Pedagógicas para crianças com Autismo pretende dar a conhecer algumas dicas de como ensinar crianças com Autismo.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas).

Atividades Pedagógicas para crianças com Autismo

Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamada transtorno global do desenvolvimento (TGD). O autismo apresenta comprometimento em três principais eixos: Interações sociais Alheios ao ambiente social, Baixa incidência de interações com crianças da mesma idade, Falhas em apresentar comportamentos de atenção conjunta, como apontar e rastrear o olhar, compartilhando a atenção com o adulto.

Comportamentos estereotipados, repetitivos e restrição de interesses Adesão à rotinas ou rituais incomuns; Padrões repetitivos de comportamentos, tais como movimentos pendulares do corpo, postura não usual dos dedos, agito frequente das mãos; Preocupação persistente com partes de objetos; Comprometimentos qualitativos na comunicação e na linguagem Atraso ou ausência completa de linguagem falada Quando presente, a fala pode ser idiossincrática e ocorrer completamente fora de contexto, também pode apresentar inabilidade em iniciar e manter conversação.

Os jogos constituem um recurso privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo, permitem que alunos autistas troquem informações, façam perguntas e explicitem suas ideias e estratégias avançando em seu processo de aprendizagem e comunicação.

Atividades Pedagógicas para crianças com Autismo (Download do PDF)

Download -> Atividades Pedagógicas para crianças com Autismo ( PDF)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *