Como tornar a aprendizagem da tabuada agradável e divertida ?

Como tornar a aprendizagem da tabuada agradável e divertida é uma pergunta feita por muitos educando e mesmo questionada pelos próprios alunos.

Ficam então algumas sugestões para que a aprendizagem da tabuada não seja algo de assustador e difícil para os alunos do 1º ciclo de escolaridade.

Aprendendo-a-Tabuada

Métodos recomendados para ensinar a tabuada:

  1. Tabuada Cantada – Sim, a cantar. A tabuada pode ser aprendida em forma de música cantando a tabuada. Fica mais fácil e divertido para as crianças e na internet tem vários vídeos que explicam este método.
  2. Jogos de Tabuada – Os jogos continuam a ser algo de muito divertido para todas as crianças. Em casa, com a ajuda dos pais, a criança pode acessar sites especializados e aprender a tabuada jogando. A criança desenvolve a memorização e a fixação tornando a aprendizagem mais agradável e com mais prazer.
  3. Competição de Tabuada – Todas as crianças gostam de competir entre si e ser as melhores nas várias competições. Uma competição de tabuada fará com que sintam vontade de ganhar e assim, aprender a tabuada. E, na escola, o que não faltam são formas de colocar os alunos a competir entre si.
    O professor pode dividir os alunos em grupos e fazer uma competição. A competição da tabuada é muito divertida! No início, o professor deve trabalhar uma tabuada de cada vez. Mais tarde pode usar este processo para todas as tabuadas em simultâneo.

    O professor confecciona em papel de cartão ou papelão o resultado da multiplicação, divisão, adição ou subtração dos números, e vai perguntar aos alunos o seu resultado. Os alunos devem calcular e responder levantando o resultado que entendem ser como o correto. No final, quem responder de forma correta à maior quantidade de perguntas realizada pelo professor, ganha a competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *