Filosofia, mas afinal o que é filosofia ?

Filosofia, um tema que continua a fascinar milhares de pessoas em todo o mundo. Para muitos estudantes continua a ser um “bicho papão” mas para os crentes na sabedoria, continua a ser algo imprescindível para a aprendizagem da humanidade.

Uma palavra grega que significa “amor à sabedoria” e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Na wikipédia, podem encontrar uma definição muito abrangente:

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amigo da sabedoria» ou «amor pelo saber») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valoresmorais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori. A Filosofia é o saber mais abrangente.

Ela pode ser dividida em vários ramos.

  • A “filosofia do ser”, por exemplo, inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas.
  • A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia.
  • A filosofia do trabalho está relacionada a questões da ética.

o-que-a-filosofia

Mas, qual será a melhor definição de filosofia ?

  • A filosofia é uma actividade: é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos. A actividade dos filósofos é, tipicamente, argumentativa: ou inventam argumentos, ou criticam os argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas. Os filósofos também analisam e clarificam conceitos. A palavra “filosofia” é muitas vezes usada num sentido muito mais lato do que este, para referir uma perspectiva geral da vida ou para referir algumas formas de misticismo. Não irei usar a palavra neste sentido lato: o meu objectivo é lançar alguma luz sobre algumas das áreas centrais de discussão da tradição que começou com os gregos antigos e que tem prosperado no século XX, sobretudo na Europa e na América.
  • A filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinião, que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira, mas não dá a razão pela qual estão necessariamente assim. Daí o saber vulgar, a opinião, não ser estável e segura, mesmo quando verdadeira. A filosofia, portanto, ainda que coincida, materialmente, com o assim chamado bom senso, senso comum – que pertence à opinião – dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta.
  • A filosofia é, basicamente, o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A palavra filosofia é grega (?????????) e significa amor à sabedoria. O filósofo, indivíduo que pratica a filosofia, é movido pela curiosidade e fundamentos da realidade, que sempre faz com que ele busque conhecimento, sem uma visão realista.
  • A filosofia é, portanto, uma construção – a mais alta e sólida construção – da razão humana, que parte do terreno firme da experiência para justificá-la. Em abstrato e substancialmente, poderia a filosofia ser realizada pela (sã e eficiente) razão humana do indivíduo, posta em frente ao enigma do mundo; entretanto, em concreto e plenamente, o sistema da filosofia é realizado aos poucos, através do gradual progresso da humanidade, mediante a história da filosofia – como acontece a respeito de todos os valores humanos.

Origem da Filosofia

Surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Naquela época, a Grécia era um centro cultural importante e recebia influências de várias partes do mundo.

Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas fora da mitologia grega. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia.

Antes de surgir o termo filosofia, Heródoto já usava o verbo filosofar e Heráclito usava o substantivo filósofo. No entanto, vários autores indicam que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo (sem se descrever como tal) e Pitágoras foi o primeiro que se classificou como filósofo ou amante da sabedoria.

Alguns filósofos deixaram seu nome gravado na história, com teorias que geram debates. Você deve ter ouvido falar de algum, como Aristóteles, Pitágoras, Sócrates, Descartes, Platão, Locke, Kant, Habermas e outros. Todos desenvolveram suas teorias baseadas nas disciplinas da filosofia, como a cosmologia, metafísica, lógica, ontologia, etc.

A filosofia no mundo atual

No mundo atual a palavra filosofia é usada para descrever atitudes e ideias. Já nas Idades Antiga e Medieval, a filosofia entendia toda a área de investigação teórica, que envolviam disciplinas abstratas e fenômenos mais específicos, como a classificação dos seres vivos e a queda dos corpos.

Hoje em dia você encontra diversas informações de filósofos em livros didáticos, na internet e em instituições de ensino. Alguns filósofos foram responsáveis ou ajudaram em alguma ocasião, mudando o pensamento das pessoas e mostrando a verdade, como no período renascentista.

Uma razão importante para estudar esta disciplina é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que faz com que algumas acções sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a ciência? O que é a arte? E assim por diante.

Por que Estudar Filosofia? O que é ? Como Filosofar?

No youtube tem um vídeo muito legal que questiona isso mesmo. Vale bem a pena assistir com atenção:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *