Substantivo… Mas afinal o que é substantivo ?

Substantivo é uma classe de palavras variável com que designa-se ou nomeia-se os seres em geral; é a palavra que serve, de modo primário, de núcleo de sujeito, do objeto direito, do objeto indireto e do agente da passiva. Qualquer palavra de outra classe que desempenhe uma dessas funções equivalerá, forçosamente, a um substantivo; pode ser flexionado em gênero, número e grau.

Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome. Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam:

  • lugares: Alemanha, Porto Alegre…
  • sentimentos: raiva, amor…
  • estados: alegria, tristeza…
  • qualidades: honestidade, sinceridade…
  • ações: corrida, pescaria…

o-que-e-substantivo

O que é ?

Os Substantivos são classes de palavras que nomeiam os seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. São termos que podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) egrau (aumentativo e diminutivo).

Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja a essência, a matéria. É um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”.

Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor etc.

Qualquer palavra pode ser substantivada. Para tanto basta precedê-la de um artigo. Ex.: O não é uma palavra cruel. (advérbio substantivado). O amar e o odiar não conhecem limites. (verbos substantivados). Pode variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Quanto ao elemento que designa, classifica-se em: próprio (Brasil), comum (cidade), concreto (caneta), abstrato (beleza), simples (flor), composto (beija-flor), primitivo (carro), derivado (carrinho).

O substantivo coletivo é todo aquele comum, mesmo no singular, que designa vários seres da mesma espécie: atlas (de mapas), biblioteca (de livros), enxame (de abelhas) etc.

Tipos de Substantivos

Os substantivos são classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.

  • Comum – O substantivo comum são as palavras que designam os seres da mesma espécie, por exemplo, pessoa, gente, país.
  • Próprio – O substantivo próprio é grafado em letra maiúscula, de forma que são palavras que designam seres, entidades, países, cidades, estados, por exemplo, Brasil, São Paulo, Maria.
  • Simples – Os substantivos simples são formados por apenas uma palavra, por exemplo, casa, carro, camiseta.
  • Composto – O substantivo composto é formado por mais de uma palavra, por exemplo, guarda-chuva, guarda-roupa.
  • Concreto – O substantivo concreto designa as palavras reais, concretas, por exemplo, menina, homem.
  • Abstrato – O substantivo abstrato é aquele que está relacionado aos sentimentos, estados, qualidades e ações, por exemplo, beleza, alegria.
  • Primitivo – Os substantivos primitivos, como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras, por exemplo, casa, folha.
  • Derivado – O substantivo derivado, são aquelas palavras que derivam de outras, por exemplo, casarão (derivado de casa) e folhagem (derivado de folha).
  • Coletivo – O substantivo coletivo é aquele que se refere a um conjunto de seres, por exemplo, flora (conjunto de flores), álbum (conjunto de fotos).

Você sabia que a palavra substantivo também pode ser um adjetivo?

Reproduzimos a seguir o verbete substantivo, do Dicionário de usos do português do Brasil, de Francisco S. Borba. Observe que as quatro primeiras acepções se referem à palavra em sua atuação como adjetivo.

Substantivo Adj [Qualificador de nome não animado]

1- que tem substância ou essência: destacava-se entre os homens hábeis daquele país o hábito de fazer uma conversa prosseguir horas a fio, sem que a proposta substantiva ganhasse clara configuração (REP); se olham as coisas não pelos resultados substantivos(VEJ);

2- essencial; profundo: eu te amo por você mesma, de um modo substantivo e positivo(LC)

3- fundamental; essencial: o submarino foi um elemento adjetivo na I Guerra Mundial e substantivo na II Guerra (VEJ)

4- que equivale a um substantivo, ou que o traz implícito: onde é que está a ideia substantiva no meio desses adjetivos?(CNT) . Nm

5- palavra que por si só designa a substância, ou seja, um ser real ou metafísico; palavra com que se nomeiam os seres, atos ou conceitos; nome: Há-kodesh é na origem um substantivo feminino (VEJ);Planctus era um particípio passado e não um substantivo (ACM)

Vídeo explicativo

Se ainda tem dúvidas, não deixe de assistir um vídeo muito bom, do Prof. Fábio Alves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *