Muitos utilizadores já devem ter passado por uma situação destas. Ou porque se despejou um copo em cima, ou porque caiu na piscina, ou mesmo porque ´caiu no sanitário. A pergunta pertinente é como recuperar o celular sem danos extras ? Ficam algumas dicas para que possa voltar a usar o celular, e de como o secar devidamente.
Primeira dica: Jamais tente ligar o celular assim que o retirar da água. Primeiro terá que o secar, ou poderá perdê-lo para sempre. Lembre-se que água e electrónica não combinam de todo.
Segunda dica: Remova a bateria, para evitar circulação de corrente eléctrica no seu interior. Esta atitude evita o risco de choques ou de um curto-circúito que o possa danificar.
Terceira dica: Remova toda a água do seu exterior com a ajuda de um pano macio ou guardanapo. Evite secadores de cabelo porque eles podem espalhar ainda mais a água pelo interior do dispositivo, com a sua força de secagem. No entanto, se tiver um aspirador de pó, use-o sem qualquer problema.
Quarta dica: Deverá remover a água do seu interior, e aqui entram as lendas, superstições, mitos e crenças. Uma das crenças que faz algum sentido é colocar o dispositivo dentro de um recipiente com arroz, pois o arroz é conhecido pelas suas propriedades de absorver a humidade em seu redor.
Se por acaso conseguirem arranjar, poderão usar gel de sílica granulado ao invés de arroz. Não desespere e deixe o celular por 3 ou 4 dias nesta fase, para que a humidade seja completamente absorvida.
Quinta dica: Chegando á fase de testes, nunca coloque o celular a carregar sem primeiro o ligar e experimentar por algumas horas. Se tudo aparentemente estiver bem, então poderá ligar o dispositivo ao carregador.